HISTÓRIA DA CIDADE

A beleza de uma história construída com flores e cores

A menos de duas horas de São Paulo (130 km) e a trinta minutos de Campinas (37 km) Holambra é uma das estrelas da região de Campinas, conhecida no país todo devido a sua colonização de origem holandesa e pelo cultivo e venda de flores. Com 600 m de altitude a cidade e clima agradável o ano todo a cidade é um dos polos do turismo do interior de São Paulo. Além da beleza das flores a arquitetura da cidade, inspirada pela cultura holandesa, é um dos destaques que mais atrai os visitantes. Sua população de 15 mil habitantes também é reconhecida como excelente anfitriã para os turistas que escolhem Holambra como destino. Veja alguns dos destaques da cidade

Holambra/SP foto: João Luiz van Ham Mello

Portal Turístico de Holambra

Logo ao chegar na cidade a arquitetura e receptividade ficam evidentes no portal turístico que dá boas vindas aos visitantes, sua construção remete a arquitetura holandesa e data de 1948, data da fundação de Holambra.

Portal Turístico de Holambra foto: Vilamir Azevedo

Memorial do Imigrante

Alguns minutos depois o visitante já identificará uma bonita homenagem criada para os holandeses fundadores do município através do “Memorial do Imigrante”.

Memorial do Imigrante foto: enioprado

Boulevard Holandês

O Boulevard Holandês constituído de fachadas coloridas em estilo similar a construções holandesas destaca-se na cidade. Um dos principais pontos turísticos de Holambra nele os visitantes encontram lojas, de roupas e souvenir, bancos e restaurantes. Localizado na rua Dória Vasconcelos é ponto obrigatório de parada para quem visita o município.

Boulevard Holandês

Moinho Povos Unidos

Um moinho típico holandês inaugurado em 2008, em seu entorno um grande e belo parque, onde acontecem feiras, eventos e há também lojas de souvenir e artesanato. O Moinho Povos Unidos é um dos melhores lugares para visitar na cidade e faz o turista sentir-se na cidade europeia que motivou a fundação da cidade.

Moinho Povos Unidos

Expoflora

Realizada desde de 1981 no mês de setembro, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina é um evento conhecido em todo o país e atrai visitantes até de outros países. São contabilizados mais de 300 mil visitantes todos os anos que vem para Holambra admirar a beleza das flores e realizar compras, além de conhecer um pouco mais sobre a cultura holandesa que sempre é apresentada com grande destaque através de danças, músicas e da culinária no evento. Toda a comunidade é envolvida, direta ou indiretamente, com o evento e foi fundamental para tornar Holambra em uma Estância Turística do Estado de São Paulo. O evento conta com Exposição de Arranjos Florais, Mostra de Paisagismo e Jardinagem “Minha Casa & Meu Jardim”, apresentações de dança típica holandesa, restaurantes, lojas de souvenirs, Mini Sítio, Parque de Diversões, Museu Histórico Cultural, Desfile “Parada das Flores” e Chuva de Pétalas, além das novidades anuais.

Estação da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro foto: Fabricio de Souza Menegildo

Essas são apenas algumas das muitas atrações para visitar em Holambra, venha e conheça!

Um pedaço da Europa no interior de São Paulo

Holambra já nasce com espírito empreendedor.

Expoflora Em consequência da devastação causada pela Segunda Guerra Mundial, o governo neerlandês estimulou a imigração de uma parte da população para a Austrália, o Brasil, o Canadá e a França. O Brasil foi o único país a permitir a vinda de grande grupos de católicos. Com consentimento do governo neerlandês, a Associação Neerlandesa dos Lavradores e Horticultores Católicos (neerlandês: Katholieke Nederlandse Boer en Tuinders Bond) enviou uma comissão para o Brasil para coordenar a imigração de neerlandeses e para fixar um acordo com o governo brasileiro.

Um grupo de aproximadamente quinhentos imigrantes, provenientes da província de Brabante do Norte, imigram para o Brasil e estabelecem-se na antiga fazenda Ribeirão no estado de São Paulo. Eles fundam em 14 de julho de 1948 a colônia Holambra I e a Cooperativa Agropecuária Holambra, com o objetivo de produzir leite e laticínios. Como o gado holandês trazido pelos imigrantes foi dizimado por doenças tropicais, eles optaram pela suinocultura e a criação de galinhas.

Com a vinda de um novo grupo de imigrantes neerlandeses em 1951 é iniciado o cultivo de flores com a produção de gladíolos, sendo expandido entre 1958 e 1965. Em 1972 foi criado o departamento de floricultura para a venda de grande variedades de flores e plantas ornamentais e em 1989 foi iniciado o leilão de plantas e flores.

Em 27 de outubro de 1991 98% da população votou a favor da emancipação do distrito, surgindo assim o município de Holambra. O município recebeu em 1998 o predicado de Estância Turística da Embratur.

(Fonte: Wikipedia)