QUEM SOMOS
A Martin Holandesa foi fundada em fevereiro de 1955 como confeitaria e padaria pelo imigrante holandês Martin H. R. Gerritsen e sua esposa Diny H. Gerritsen, com o objetivo de atender a comunidade que se formava em Holambra. Único confeiteiro e padeiro da época na comunidade, o Sr. Martin não apenas produzia os pães, como, ainda, utilizava a sua charrete para entregá-los em domicílio, quando necessário. Nos finais de semana, Dona Diny permanecia no jardim do lado da pequena padaria de apenas 12m² para vender seus deliciosos pães e doces aos raros turistas que apareciam por ali. Com qualidade e dedicação foram formando uma forte clientela.
Em 1988 o filho mais velho, Frank Martin Gerritsen, assumiu o comando do negócio ao lado do pai e até hoje mantêm a qualidade e pioneirismo, oferecendo doces, tortas e bolachas típicas holandeses.
Anualmente Frank viaja à Europa para cursos de reciclagem e estágios nas melhores confeitarias holandesas. Foi assim que se tornou amigo de um dos padeiros mais conceituados dos Países Baixos, Frans Welling, hoje professor da Rijnijssel, a melhor Faculdade daquele país, com 100 anos de história, e com a qual a Martin mantêm, desde 2012, parceria para intercâmbio de alunos de confeitaria e padaria para estágios no Brasil.
Ao contrário da Holanda, onde os produtos são semi-industrializados, no Brasil os alunos aprendem a trabalhar de forma artesanal. A massa de amêndoas, por exemplo, utilizada semi-pronta na Holanda, na Martin é preparada na própria confeitaria com as amêndoas em fruta sendo moídas e processadas. Também as tradicionais bolachas de canela - “speculaas” - são feitas por um processo totalmente artesanal na confeitaria brasileira.